top of page
24, 25 e 26 de Junho de 2019 - Universidade Federal do Maranhão, campus São Bernardo 
II COLÓQUIO INTERDISCIPLINAR DE LITERATURA E CULTURA NEGRA DO BAIXO PARNAÍBA: Territórios culturais, ressonâncias literárias

INSCRIÇÃO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS ATÉ 30/05 

Caderno de Programação
De 24 a 26 de Junho de 2019
 

UFMA - Campus São Bernardo

Rua Projetada, S/N,
São Bernardo,  MA 65.550-000

  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Instagram Basic Black
APRESENTAÇÃO
Na última década do século XX e nessas duas primeiras décadas do século XXI observam-se os esforços empreendidos no âmbito educacional para ampliar de maneira expressiva as discussões sobre conceitos teórico-críticos que abrem novas frentes de discussão e que privilegiam sujeitos por muitos anos colocados em segundo plano nos âmbitos social, cultural e educacional, como é o caso da população afro-descendente brasileira. Assim, tornou-se urgente refletir acerca das novas condições sócio-culturais deflagradas que impactam inevitavelmente sobre as relações sociais e principalmente, considerando a constituição racial do nosso estado, sobre as relações étnico-raciais a nível regional e nacional.
Assim, o II Colóquio Interdisciplinar de Literatura e Cultura Negra do Baixo Parnaíba, que este ano traz o subtema Territórios culturais e ressonâncias literárias, pretende reunir pesquisadores consolidados na região Nordeste, com ampla atuação na área, abrindo espaço também para jovens pesquisadores de significativa produção bibliográfica, de modo a estabelecer um campo de pesquisas comum que possa vir a abrir novos desdobramentos para os caminhos já delineados nos estudos africanos e afro-brasileiros. O intuito principal é colaborar com a área de Literatura e de estudos culturais que tragam especificamente contribuições para a difusão do campo das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Literatura Afro-brasileira, fomentando discussões sobre estes cenários e expandindo as possibilidades de interlocução.
Dessa maneira, o Colóquio proporá discussões com alunos e professores acerca das relações étnico-raciais, valorizando e reconhecendo o patrimônio cultural negro em suas diversas instâncias e variações. Espera-se que, ao apresentar aos professores e alunos as diversas literaturas negras com temáticas variadas de desconstrução de preconceitos, seja possibilitado ao público o conhecimento e a interação com o mundo à sua volta, favorecendo assim, o princípio da autonomia.

NOSSOS PALESTRANTES

No Universo Acadêmico da Literatura e Cultura Negra no tocante às territorialidades e ressonâncias literárias, receberemos as contribuições dos seguintes pesquisadores:

MAILING LIST
Foto Cristiane Sobral.jpg
44946553_1886424968120703_21522798379794
download.jpg
SPEAKERS

Cristiane Sobral

 

É escritora, professora de teatro e atriz. Nasceu no Rio de Janeiro e vive em Brasília. É Mestre em Teatro. Membro da Academia de Letras do Brasil ALB seção DF e Diretora de Gestão Cultural no Sindicato dos Escritores. Professora de teatro atuando como Gerente de Educação, Direitos Humanos e Diversidade na SEDF. Na carreira artística há mais de 20 anos, tem atuado em cinema, publicidade e teatro. Dirige a Cia de Arte Negra Cabeça Feita. Como escritora tem oito obras publicadas em prosa, dramaturgia, não ficção e poesia com destaque para “Não vou mais lavar os pratos”, poesia. A poética de Cristiane Sobral busca nitidamente inspirar as mulheres leitoras a se conhecerem (ou se reconhecerem), se aceitarem e se posicionarem diante do preconceito e do racismo. Seus textos mesclam crítica e suavidade com uma linguagem atual, ousada e motivadora, transgredindo as representações estereotipadas, privilegiando os afetos, a subjetividade, a cultura e a intelectualidade das mulheres. Desde 2017, tem ministrado cursos de escrita criativa em cidades brasileiras e estrangeiras.

sebastião_cardoso.jpg

Profª. Drª. Algemira Mendes

 

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (1993), Mestrado em Teoria Literária pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2006) com estágio de doutorado sanduíche em Coimbra-PT(2005). Pós- doutora em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade de Lisboa. Professora Associada da Universidade Estadual do Piauí,/Universidade Estadual do Maranhão ,atuando na Graduação e no Mestrado em Letras . Coordena o Mestrado Acadêmico em Letras , o Núcleo de Estudos Literários Piauienses -NELIPI,NELG e Membro do Comitê Institucional de Pesquisa da UESPI, Conselho Editorial das revistas Pesquisa em Foco (UEMA) e Letras em Revista (UESPI).Membro do CLEPUL-Universidade de Lisboa. Bolsita de produtividade da UEMA.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Feminina, História da Literatura,atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura brasileira, Literatura piauiense, Literatura e ensino e Africanas de Língua Portuguesa .

Profª. Drª. Lívia Natália

 

É Doutora em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura (2008) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Mestre na mesma (2005) área e Instituição. Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (2002). Tem experiência em curso de Comunicação Social (Universidade Estadual de nSanta Cruz - UESC), tendo ministrado disciplinas do campo da Teoria da Comunicação, como Estética da Comunicação e Comunicação e Sociedade Contemporânea. Atualmente Professora Adjunto IV do Setor de Teoria da Literatura da Universidade Federal da Bahia. Coordena o grupo de pesquisa CORPUS DISSIDENTE e estuda a escrita de intelectuais e escritoras negras contemporâneas..

Prof Dr Alcione Correa Alves coordenador
franci.jpg

Prof. Dr. Sebastião Marques Cardoso

Graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e pós-doutorado em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2014). É docente permanente do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE- FALA) e dos Programas de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e em Ciências da Linguagem (PPCL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É fundador e líder do Grupo de Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa- GPORT, certificado pela UERN. Junto ao grupo de pesquisa, à iniciação científica, à graduação e à pós-graduação, coordena os projetos de pesquisa Cultura e representação nas literaturas pós-coloniais de Língua Portuguesa (PPGL) e Cultura, literatura e representação na pós-colonialidade (PPCL). Autor dos livros Oswald de Andrade: anti-heroísmo, literatura e crítica (2010), João do Rio: espaço, técnica e imaginação literária (2011) e Poéticas da Mestiçagem: textos sobre culturas literárias e crítica cultural (2014), todos pela Editora CRV, Curitiba. Tem experiência na área de literatura, com ênfase em cultura, crítica e pós-colonialismo. No PPGL integra as linhas de pesquisa Texto literário, crítica e cultura e Discurso, memória e identidade. No PPCL, Linguagens e práticas sociais. Foi Leitor brasileiro em Guiné-Bissau, pelo MRE/CAPES, no ano de 2009, e o primeiro assessor científico da Universidade Lusófona da Guiné (ULG, antes UAC).

Prof. Dr. Alcione Correa Alves

Graduação em Letras, obtido em 2005; Mestrado em Letras, obtido em 2008; e Doutorado em Letras, obtido em 2012; todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul) está professor adjunto na Universidade Federal do Piauí, onde tem desenvolvido atividades docentes de ensino, extensão e pesquisa, em níveis de graduação e pós-graduação. Tem coordenado, desde 2010, o Projeto de Pesquisa Teseu, o labirinto e seu nome, dedicado ao tema das construções identitárias nas literaturas negras americanas e, notadamente, neste atual estágio, nas literaturas negras femininas americanas contemporâneas. Atualmente, em decorrência do cumprimento de estágio pós-doutoral no Instituto de Estudios Avanzados, na Universidad de Santiago de Chile, o objetivo central de investigação (seu e do Projeto Teseu) consiste em perceber estas mulheres negras em uma dupla dimensão de ficção e ensaio, de modo a evidenciar o quanto seu pensamento contribui à formulação de novos problemas, teóricos e epistemológicos, atinentes a uma Teoria Literária contemporânea em Nuestramérica (Abya Yalá).

Profª. Drª. Francilene do Carmo Cardoso 

Bibliotecária. Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi professora substituta do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da UFRJ (2013 -2015) e do Departamento de Biblioteconomia da UFMA (2016-2018). É conselheira da 13ª Gestão, triênio 2018-2020 do Conselho Regional de Biblioteconomia-13ª Região-CRB13. Autora do livro O negro na Biblioteca: mediação da Informação para construção da identidade negra. Tem experiência nas áreas de Serviço Social e Biblioteconomia com ênfase em Feminismos Negros, Politicas Públicas e Políticas Afirmativas, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos de Informação, Cultura e Sociedade; Mediação da Informação. Gestão e Organização de Bibliotecas Públicas, Infanto-juvenis e Comunitárias; Leitura; Formação social brasileira; Teoria Política, questão social do negro no Brasil e feminismo negro.

SPONSERS
natalia serpa.jpg
gloria frança.jpg

Profª Ma. Natália Regina Serpa

Graduada em Letras pela Faculdade Athenas maranhense, graduanda em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão, Mestre em Letras e Literatura pela Universidade Estadual do Piauí, doutoranda do Programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande FURG, onde pesquisa AS VOZES DO ALÉM-MAR DA ÁFRICA ÀS AMERICAS: Corpos femininos e escritos de resistência em um mundo de violência. Atua como professora efetiva do Instituto Federal do Maranhão - IFMA, campus Monte Castelo.

47319632_10215788744685485_1848329168559

Prof. Me. Rayron Lennon Costa Sousa

Doutorando em Letras pela Universidade Federal do Piauí - UFPI; Professor do Curso de Linguagens e Códigos da Universidade Federal do Maranhão - UFMA/Campus São Bernardo. Mestre em Letras - Teoria Literária pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Graduado em Letras (Português/Espanhol) pela Universidade do Tocantins - UNITINS. Especialista em Gestão e Supervisão Escolar pelo Instituto de Ensino Superior de São Paulo (IESSP); Especialista em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Pesquisador de Literatura Afrodescendente e Periférica. 

Profª Drª. Glória França

Professora de língua francesa e de Literatura de língua francesa, no curso de Letras, da Universidade Federal do Maranhão. Doutora em Linguística, pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) - Capes 7) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutora em Ciências da Linguagem, pela École Doctorale Erasme, Laboratório Pléiade, da Université Paris 13 Sorbonne Paris Cité. Faz parte do grupo de pesquisas Mulheres em Discurso/CNPq, coordenado pela profª. Drª. Monica Zoppi-Fontana, com enfoque na articulação teórica Análise do Discurso e Estudos de Gênero. Mestra em Ciências da Linguagem/Linguística; Linguagem, Línguas e Fala: teorias e práticas", pelo Institut de Linguistique et Phonétique Génerales et Appliquées, ILPGA, pela Universidade Paris 3 - Sorbonne Nouvelle (2012). Possui graduação em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa e Francesa, Linguística e Literatura Portuguesa, Brasileira e Francófona), pela Universidade Federal do Maranhão (2008)

Prof. Ma. Flávia Alexandra Pinto

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Estudos Literários e Literatura Comparada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, Campus Barra do Corda, atuando nas disciplinas da área de Educação, Língua Portuguesa e Literatura. Mestra em Cultura e Sociedade pela UFMA (2012). Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (2006) e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (2004). Tem experiência com Educação a Distância e Formação de Professores, com ênfase em metodologias de ensino.

Prof. Ma. Claudia Letícia Gonçalves Moraes

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Letras - Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão. Professora Assistente da Universidade Federal do Maranhão, Campus São Bernardo - Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e Códigos, atuando na área de Língua Portuguesa com ênfase em estudos discursivos e literaturas de língua portuguesa. Integrante dos Grupos de Pesquisa Historiografia, cânone e ensino (UnB) e Estudos de Paisagem nas Literaturas de Língua Portuguesa (UFF-UFMA).

62c99852-b53b-4e5f-9fab-8c7aa137d34e.jpg

Prof. Me. Rosenverck Estrela Santos 

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (2005). Mestra em História pelo Programa de Pós Graduação em História Social da Universidade Federal do Maranhão (2014) Graduando de Pedagogia na Universidade Cruzeiro do Sul (2018). Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Maranhão - NEAB-UFMA, onde atua nas pesquisas sobre Linguagens e Relações Raciais, Educação das Relações Étnico-Raciais e Relações de Gênero

9f10c301-79bb-49d3-b83e-fc282e582c52.jpg
mary angelica.jpg
15283960_1193181094098496_42277771322644
CONTACT

Prof. Dr. Josenildo de Jesus Pereira

Possui graduação em História Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA - 1986), mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC ? 2001), doutorado pela Universidade de São Paulo (USP -2006) e um Pós-Doutorado no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa UL ? 2017). É professor Associado II do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem experiência de ensino e pesquisa na área de História com ênfase em História do Brasil Império e da África atuando, principalmente, nos temas: História da África Centro Ocidental, com destaque para o colonialismo português e a História de Angola; a escravidão Moderna; a Cultura Afro-brasileira; Educação, racismo e as relações étnico raciais no Brasil. Com publicações de artigos e capítulos de livros relativos a estes temas. 

Profª Drª. Mary Angelica Costa Tourinho

Possui graduação em História Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (1990) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2008). Doutora em História Social pela Universidade Estadual Paulista (2015). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual do Piauí. Tem experiência na área de História, com ênfase em História contemporânea, Gênero, mulheres, trabalho feminino.

Prof. Dr. Henrique Borralho

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão, mestrado em História pela UNESP-ASSIS-SP), doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense e pós-doutorado em Teoria Literária pela UFRJ. É Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Historiografias e Linguagens(NEHISLIN www.nehislinuema.com), membro da Associazone Brasilianiste ittaliane Jacarandá, das Universidade de Genova, Milão e Brescia. Professor adjunto IV da Universidade Estadual do Maranhão, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas, UEMA e do Programa em Letras da UEMA, Bolsista Produtividade FAPEMA, Vice-Coordenador do Mestrado em Letras - UEMA , Editor-chefe da Revista Outros Tempos (www.outrostempos.uema.br) Tem experiência na área de História e literatura, Teoria da História, Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e historia, literatura e filosofia, literatura africana de língua portuguesa. número do ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9341-7937

Parcerias

UERN.png
download.png
ifma.jpg

REALIZAÇÃO

CONTATO

Para outras perguntas e comentários envie um email para info@meusite.com

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page